Prefeitura vai renovar contrato com a STU

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/07/2020

A Prefeitura de Sorocaba vai renovar o contrato emergencial com a Sorocaba Transporte Urbano (STU) que terminaria no próximo dia 3. Com isso, a empresa responsável por 60 linhas com predominância nas regiões oeste, sul e leste da cidade vai continuar operando o lote 2 do sistema de transporte municipal até o final do ano.

A informação foi confirmada ontem pela Urbes Trânsito e Transportes, empresa pública que gerencia o transporte coletivo na cidade, e pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob).

No início deste mês, por meio de nota, a Urbes alegava que ainda não havia definição da empresa substituta da STU no lote 2 da concessão, já que, segundo ela, o contrato emergencial não poderia ser renovado. Ontem, ao ser questionada pelo Cruzeiro do Sul, a empresa pública admitiu que “foi feito chamamento para contrato emergencial e a empresa STU deverá continuar operando até o final do ano”. Sob a alegação de falta de tempo para responder, ontem, a Urbes não informou o valor do novo contrato nem a data em que foi assinado. A STU foi procurada pela reportagem, que deixou recado e número de contato, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Na nota conjunta, Urbes e Semob informam que um novo processo licitatório para a escolha da empresa “deverá ser realizado antes do final do ano”.

A partir de agosto, por determinação da Urbes, tanto a STU quanto a Consor (outra empresa que opera o transporte urbano em Sorocaba e responsável pelo lote 1) terão redução de 50% para 25% da frota. Segundo a empresa pública, a medida se faz necessária em função da baixa demanda de passageiros por causa da pandemia de Covid-19. A Semob acrescenta que “todos os contratos da Prefeitura de Sorocaba foram reduzidos e isso também inclui os contratos de concessão das operadoras do transporte coletivo”.

A Urbes tenta licitar outra empresa para operar o lote 2 do transporte coletivo de Sorocaba desde janeiro do ano passado, quando venceu o contrato iniciado em 2002. A partir dessa data, a STU opera por intermédio de prorrogação contratual. A última licitação foi aberta em 6 de fevereiro deste ano, mas terminou deserto, isto é, sem interessados.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo