Internações por covid-19 ficam estáveis em Sorocaba e há queda na procura pelas UPHs, diz médico de comitê
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/07/2020
O coordenador do Comitê de Combate ao Coronavírus e diretor técnico da Santa Casa, Fernando Brum, concedeu entrevista hoje (29) ao Jornal das 5 e explicou que Sorocaba já atingiu o chamado “platô alto” da pandemia da covid-19.
Segundo ele, a cidade deve ficar neste cenário por mais 6 ou 7 dias para então entrar em uma tendência de queda na ocupação dos leitos dos hospitais.
O Dr. Brum explicou que a Secretaria da Saúde já está percebendo há alguns dias o equilíbrio na ocupação dos leitos e até uma leve queda em certos momentos.
Também há uma estabilização e até diminuição, em alguns dias, na procura de pessoas com a covid-19 que precisam de internações e procuram as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da Zona Norte e Leste e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden.
No momento da entrevista, o médico relatou que não havia nenhum paciente esperando por uma vaga de UTI em Sorocaba.
Ainda de acordo com o médico Fernando Brum, a população se comportou diferente nesta nova abertura do comércio na fase laranja e as lojas do Centro e dos shoppinhgs não estão lotadas e isso é um sinal que os sorocabanos se conscientizaram quanto a evitar aglomerações.
Quanto ao possível avanço à fase amarela do Plano São Paulo, com a “recalibragem” feita pelo governo paulista com o limite de ocupação das UTIs até 75%, Sorocaba está no limite para conseguir seguir para a próxima etapa.
O médico destacou se os números ajudarem e o governo do estado permitir, a prefeitura pode se planejar para seguir para a fase amarela no início de agosto, mas que isso ainda não está fechado e vai depender dos números dos próximos dias.
Outro tema da entrevista é a pesquisa com o uso de medicamentos de alto custo que está sendo feita em pacientes internados com a covid-19 na Santa Casa e no Hospital Unimed.
Ouça!