Prefeita tinha expectativa de avanço para fase amarela, mas manterá cidade na fase laranja
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/07/2020
A prefeita de Sorocaba Jaqueline afirmou , em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, que tinha a expectativa da região estar na fase amarela do Plano São Paulo a partir de segunda-feira (03) e que foi surpreendida com a notícia da manutenção na fase laranja.
Jaqueline disse que houve um descontentamento geral e tinha a perspectiva de que a cidade pudesse reabrir na próxima semana os bares, restaurantes, academias e salões de beleza.
Ela citou que entende as questões sanitárias, mas acredita que os setores poderiam funcionar mantendo os cuidados com a prevenção à transmissão do coronavírus para que a roda da economia possa girar, evitando a falência das empresas, o aumento do desemprego e para que a cidade possa voltar a arrecadar mais.
A chefe do Executivo destacou que sua administração é legalista, por isso vai seguir a determinação do governo do estado de São Paulo e manter a cidade na fase laranja.
Quanto ao novo decreto municipal há duas mudanças: os comércios de rua nos bairros, Centro e galerias poderão funcionar de segunda a sábado e escolher entre dois horários: das 9h às 13h ou das 10h às 14h.
Já os shoppings poderão funcionar de segunda a segunda, durante 4 horas por dia, escolhendo o melhor período para o expediente das lojas.
A prefeita ainda citou que participou na tarde de hoje de uma reunião por meio de videoconferência com o Conselho Municipalista, que reúne 16 prefeitos, com a participação também de representantes do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus e com os Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Ela manifestou a necessidade não só da avaliação regional, mas de uma visão sobre a realidade do município para definir as fases do Plano São Paulo.
Já o Secretário Municipal de Saúde, Ademir Watanabe, disse que a taxa de ocupação da UTI da Santa Casa segue alta, porém estável, e que há uma expectativa para a queda nas próximas semanas.
Ele pediu que os sorocabanos sigam colaborando com a prevenção à transmissão da covid-19, usando máscaras e álcool em gel, evitando a aglomeração.
Edição – Alessandra Santos