Biomédico vê com cautela vacina russa contra covid e acredita nos testes feitos no Brasil
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/08/2020
O biomédico, professor e coordenador do curso de Biomedicina da Uniso (Universidade de Sorocaba), e conselheiro do Conselho Regional de Biomedicina da 1.ª Região, Dr. Eric Barioni, falou hoje (3) no Jornal das 5 sobre a perspectiva para que a vacina contra a covid-19 seja finalizada entre o final do ano e início de 2021.
Ele afirmou que a imunização prometida pela Rússia para começar em outubro precisa ser vista com cautela porque não houve publicações científicas dos testes clínicos feitos com as doses.
O professor explicou que existe a descrição da pesquisa feita pelo Ministério russo da Defesa e um centro de pesquisa do país em um site americano que fala sobre estudos clínicos no mundo inteiro para tentar uma imunização contra o coronavírus. A informação é que o estudo ainda está na fase 1 e 2, na avaliação da segurança das doses sem chegar a etapa final da pesquisa que permite os testes em humanos.
Eric Barioni afirma que confia mais nos testes feitos no Brasil como a vacina pesquisada pela Universidade de Oxford e a imunização chinesa da Sinovac.
Ouça a entrevista!