Volta às aulas: retorno presencial é adiado para 7 de outubro no estado de SP
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/08/2020
As aulas presenciais nas escolas de todo o estado de São Paulo serão retomadas no dia 7 de outubro.
Todo estado deve estar na fase amarela por 28 dias, iniciando a contagem de 14 dias com 80% das áreas paulistas no amarelo e mais 14 dias com o total das regiões nesta fase.
A atualização do mapa do Plano São Paulo será feita no dia 2 de outubro para então haver a confirmação do retorno no dia 7 de outubro.
O secretário Rossieli disse que a maior preocupação é retornar com segurança da saúde para alunos, professores e funcionários.
Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, as cidades que estão na fase amarela por 28 dias consecutivos poderão retornar, se quiserem, no dia 8 de setembro apenas para um reforço escolar.
Neste caso, a retomada cada escola pública ou privada deverá ouvir pais, professores e estudantes para decidir se voltarão para esta fase de atividades presenciais de recuperação.
Para este retorno em setembro, a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental deverão voltar com até 35% dos alunos. No caso dos anos finais do Fundamental e todo o Ensino Médio, as escolas deverão term 20% dos alunos nas classes.
Defesa da volta às aulas
O secretário da Educação defendeu o retorno das aulas presenciais citando que há muitas crianças e adolescentes sob risco da exploração sexual e do trabalho infantil e muitas com problemas psicológicos por causa do isolamento e da falta da escola.
Uma pesquisa do Instituto Data Folha indica que 75% dos estudantes se sentem tristes, ansiosos e irritados durante a pandemia por causa do afastamento do contato com amigos e professores.
Outra questão é a preocupação com a defasagem dos alunos em relação ao conteúdo da série que cursa.
Edição – Alessandra Santos