Motoristas fazem protesto e ônibus deixam de circular em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/08/2020
O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informa que os trabalhadores em transporte urbano de Sorocaba iniciaram às 15h, desta sexta-feira (07), um protesto porque as empresas Consórcio Sorocaba (CONSOR) e Sorocaba Transportes Urbanos (STU) não pagaram a primeira parcela da diferença salarial referente ao acordo coletivo de trabalho de adesão à Medida Provisória 936/2020 (Lei 14.020 de 06 de julho de 2020).
O protesto acontece nos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo e nas áreas de transferência. Não há definição de quanto tempo irá durar o protesto.
Desde março os trabalhadores estão recebendo salário a menor, mesmo sendo uma das categorias com maior risco de contágio pelo coronavírus por estarem em contato direto e constante com público e, muitas vezes, em aglomerações. Lembramos que, após solicitação do Sindicato, os trabalhadores foram testados e 7% da categoria foi diagnosticada com coronavírus.
Conforme determinado pelo acordo de adesão à MP 936, as empresas deveriam pagar a diferença salarial dos primeiros meses de pandemia em agosto, setembro, outubro e novembro.
Com informações do Sindicato dos Rodoviários
Edição – Alessandra Santos