Comércios e serviços poderão funcionar 8 horas por dia na fase amarela, autoriza governo de SP
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/08/2020
O governo do Estado de São Paulo anunciou hoje (19) que os setores da economia autorizados a funcionar na fase amarela do Plano São Paulo poderão estender o horário de funcionamento de 6 horas para 8 horas por dia. A medida entra em vigor nesta sexta-feira (21) com a publicação de um decreto pelo governo paulista.
A mudança vale para a região de Sorocaba que está na fase amarela e o anúncio foi feito no início da tarde em coletiva do governo do estado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
A aplicação do horário estendido do atendimento cabe agora aos prefeitos, que tem autonomia para decidirem se querem ou não optar pela mudança em suas cidades. Se acatarem a alteração terão que emitir um novo decreto fixando o horário para os setores da economia que estão autorizados a funcionar e a partir de que data a medida será aplicada.
Se a prefeita Jaqueline Coutinho acatar a mudança, em Sorocaba as lojas nas ruas, galerias e shoppings, além de academias, restaurantes, bares, concessionárias de veículos, imobiliárias, escritórios, salões de beleza e barbearias poderão ter o expediente estendido de 6 horas para 8 horas.
Os empresários e comerciantes também poderão optar pela abertura contínua ou fracionar o horário ao longo do dia.
A ampliação do expediente foi aprovada pelo Centro de Contingenciamento do Coronavírus e atende a uma reivindicação dos comerciantes. Há meses eles pediam a mudança por acreditarem que o horário mais ampliado para receber os consumidores evitaria as aglomerações, porque as pessoas teriam mais tempo para fazer as compras, diluindo o movimento ao longo do dia.
Edição – Alessandra Santos