Ex-prefeito do RJ é denunciado pelo MP e se torna réu por corrupção
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/09/2020
O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) denunciou nesta terça-feira (8) o ex-prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (DEM) pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Paes foi denunciado pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) com outras quatro pessoas.
Na denúncia contra Paes, aceita pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (8), o Ministério Público Eleitoral afirma que o ex-prefeito do Rio recebeu R$ 10,8 milhões em propina da Odebrecht.
Os procuradores sustentam que a vantagem indevida financiou a campanha eleitoral de reeleição à Prefeitura do Rio em 2012, via caixa 2.
A Justiça, representada pelo TRE-RJ, expediu mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na casa do pré-candidato à Prefeitura do Rio. A aceitação da denúncia significa que Paes se tornou réu.
Agentes do MP fizeram na manhã desta terça-feira (8) busca e apreensão na casa de Paes, no Rio com autorização do juiz Flávio Itabaiana Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.
A defesa de Eduardo Paes disse que o candidato à Prefeitura do Rio está “indignado” porque a operação é uma “tentativa clara de interferência do processo eleitoral”. Também informou que não teve acesso aos termos da denúncia.
Leia a nota na íntegra:
“Às vésperas das eleições para a Prefeitura do Rio, Eduardo Paes está indignado que tenha sido alvo de uma ação de busca e apreensão numa tentativa clara de interferência do processo eleitoral – da mesma forma que ocorreu em 2018 nas eleições para o governo do estado. A defesa sequer teve acesso aos termos da denúncia e assim que tiver detalhes do processo irá se pronunciar.”
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos