Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba reduzem criminalidade

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/10/2020

Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) tiveram índices de criminalidade zerados entre janeiro e agosto deste ano. A pandemia e a reorganização de estruturas de segurança foram apontadas por autoridades como fatores que explicam esse resultado.

Os dados são disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e reúnem números contabilizados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica.

Todos os 27 municípios da RMS tiveram, pelo menos, um índice de criminalidade zerado. No período, Araçoiaba da Serra, Jumirim, Porto Feliz, Tapiraí e Tietê não registraram casos de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar.

Em relação aos roubos a bancos, todas as cidades zeraram o índice. Vinte e quatro municípios não tiveram ocorrências de latrocínio, que são os roubos seguidos de morte, até agosto. Roubos de cargas e veículos; e tentativas de homicídio foram outros crimes zerados em algumas cidades da RMS.

Enquanto alguns índices ficaram nulos, outros tiveram reduções significativas. Com exceção de Sarapuí e Boituva, os demais municípios registraram diminuições nas taxas de furtos. Na comparação com o mesmo período de 2019, as ocorrências tiveram percentuais de queda que vão de 20,3% (Votorantim) a 62,3% (Tapiraí).

Sorocaba

Em relação a Sorocaba, as reduções mais expressivas estão relacionadas aos furtos de veículos (40%), furtos em geral (34,8%), lesões corporais dolosas (32,5%) e homicídios dolosos (27,3%). A cidade zerou as taxas de homicídios dolosos por acidentes de trânsito e roubos a bancos.

A pandemia do novo coronavírus foi apontada pelas polícias Civil e Militar como um dos fatores que podem justificar os resultados observados na RMS.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Edição – Cibelle Freitas.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo