Blitz do controle de ruído de motocicletas registra 15 autuações em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/10/2020
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes – Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar (PM) realizaram nesta quarta-feira (14) a blitz de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicleta.
A ação fiscalizatória ocorreu na Rua Santiago, via paralela à Avenida Washington Luiz, e Rua Andradina, paralela à Avenida Ipanema. Foram 15 autuações no total, além de duas motos apreendidas.
O objetivo da blitz é sensibilizar e fiscalizar a população em relação à poluição sonora, que causa incomodo e danos à saúde, como surdez; dores de cabeça; cansaço; estresse, irritação e insônia.
Das 15 autuações, seis foram por infrações ambientais, após ser enviadas para as medições de ruído, realizadas pelo corpo técnico da Secretaria do Meio Ambiente.
O valor das multas ambientais é de R$ 2.489,85, baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora.
As medições são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro, que nada mais é do que um medidor de som. Além disso, a PM aplicou seis multas e a Urbes, outras três, baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de realizar a apreensão de duas motos.
Desde janeiro deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está com uma pesquisa on-line para identificar quais as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora.
Os locais são passados às autoridades de segurança para planejar as próximas ações, com o objetivo de realizar um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade.
Para participar da pesquisa, o morador deve acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Não é necessário se identificar e a pesquisa é simples e rápida.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos