Chimpanzé foge de recinto no Zoológico de Sorocaba e volta duas horas depois
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/11/2020
Uma chimpanzé do Parque Municipal Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba, escapou do recinto, na tarde desta quinta-feira (12). Kelly, de 15 anos, fugiu da jaula enquanto era alimentada por um tratador, por volta de 12h30.
Logo após a fuga, equipes da Polícia Militar Ambiental, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal e de técnicos e veterinários do zoológico foram acionadas para capturá-la.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, a macaca não chegou a sair do parque. Mas, durante cerca de duas horas, permaneceu se locomovendo pelas dependências do local.
No decorrer do resgate, um dardo de tranquilizante foi injetado na primata.
Contudo, o medicamento não fez efeito, e ela não dormiu. No entanto, por volta das 14h30, a chimpanzé retornou voluntariamente para o recinto.
De acordo com Mota, apesar do estresse, a fêmea não se feriu. Mesmo assim, passará por avaliação veterinária.
Ainda conforme o secretário, as causas da fuga serão averiguadas. O funcionário será ouvido e, dependendo das constatações, respinsabilizado pelo ato. “Vamos analisar se foi uma falha humana que causou a fuga dela”, informou Mota.
Beto Carrero
Kelly vive no parque Beto Carrero World, em Santa Catarina. O zoo a abriga temporariamente, enquanto o seu habitat regular passa por reforma. Ela está no Quinzinho há, aproximadamente, um mês. Equipes do parque catarinense já relataram episódios anteriores de tentativas de fuga da primata, informou Mota. Apesar disso, o animal é considerado tranquilo e dócil.
Público
O titular da Sema também afirmou que nenhum visitante presente no Quinzinho se feriu. Depois da comunicação da fuga, imediatamente, os funcionários adotaram todos os protocolos de segurança e esvaziaram o local, disse.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos