Manga cria Plano Sorocaba para comércio funcionar até 18 horas diárias e evitar aglomerações
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/01/2021
O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) realizou uma coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira (8) para anunciar a criação do Plano Sorocaba.
A ideia é adequar o Plano São Paulo de flexibilização econômica com a realidade vivida por Sorocaba.
O comércio poderá funcionar até 18 horas por dia em vez das 8 horas diárias permitidas pela fase laranja, na qual a cidade estará a partir de segunda-feira (11), de acordo com o anúncio feito hoje pelo governo paulista.
A ideia é que as lojas revezem suas equipes de funcionários em blocos de 6 horas para evitar que os trabalhadores façam suas refeições no trabalho e aumentem a transmissão da Covid-19.
Outro resultado esperado é evitar a aglomeração das pessoas no comércio, que terão mais tempo para ir às compras.
Manga disse à imprensa que apesar das mudanças do Plano São Paulo diminuírem as restrições na fase de laranja em relação à mesma etapa instituída no ano passado, ele acredita que os números da pandemia em Sorocaba nos últimos quatro dias garantem uma flexibilização ainda maior para a cidade.
Ele citou a abertura de novos leitos de UTI Covid na UPH Zona Leste e o decreto que aumenta o número dos ônibus circulando pela cidade nos horários de pico.
O Plano Sorocaba limita o atendimento ao púbico em 40% da capacidade e todos os serviços e comércios devem estar abertos para que a economia volte a crescer, como explicou o chefe do Executivo.
Ainda na coletiva, o prefeito de Sorocaba disse que já pediu para este fim de semana uma reunião com o governador João Doria para que ele possa apresentar os números da cidade e chegar a uma decisão pelo diálogo.
Outra tratativa deve ser feita com o Ministério Público para que um acordo possa ser firmado em relação ao Plano Sorocaba.
Manga ainda esclareceu que enquanto não houver resposta do governo do estado sobre o pedido da prefeitura, Sorocaba seguirá a fase laranja seguindo às regras da etapa do Plano São Paulo que entra em vigor na próxima segunda-feira (11).
Edição – Alessandra Santos