Governo de SP vai entregar 2 milhões de doses da Coronavac por semana aos municípios

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/01/2021

O governo do estado de São Paulo divulgou hoje (11) a logística para a vacinação contra a Covid-19 com as doses da Coronavac.

O governador João Doria confirmou, durante coletiva de imprensa, que a vacinação começará no dia 25 de janeiro, independente da data da imunização nacional e mesmo sem ainda a Anvisa ter concedido o registro para a aplicação emergencial das da vacina.

O secretário executivo estadual de saúde, Eduardo Ribeiro, explicou que serão distribuídas dois milhões de doses por semana com caminhões refrigerados que percorrerão 70 rotas por semana.

“A vacina partirá da central logística do instituto aos 200 municípios mais populosos com entregas semanais e abastecendo 25 centros de distribuição regional onde 445 municípios farão retiradas semanais”, afirmou.

No entanto, a vacina ainda não possui liberação para o uso emergencial nem a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O imunizante será distribuido nos 5.200 postos de vacinação, que poderão chegar a 10 mil locais – com a utilização de escolas, quarteis da PMs. Serão 75 mil pessoas envolvidas, com 25 mil policiais para fazer a escolta e 52 mil profissionais da saúde para organização das salas de vacinação, aplicação da vacina, preenchimento de fichas, entre outras atividades.

Os postos de saúde estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. O secretário explicou que ainda não há expectativa de dividir a população em subgrupos etários.

“Os municípios ampliaram o horário de funcionamento da rede para que se permita um maior escalonamento ao longo do dia, priorizando a população mais idosa no início do dia e a população mais jovem mais para o final do dia”, disse o secretário. “Muitos trabalhadores de saúde acabam se imunizando no próprio local de trabalho.”

A distribuição terá apoio da Força Tática, Rocam, guarda montada no Butantan e aticulação de comando regionais com guardas municipais. Serão 5.200 câmaras de refrigeração. O governo de São Paulo tem 75 milhões de seringas e agulhas disponíveis.

No dia 7 de janeiro, o Butantan informou que a CoronaVac apresenta 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Segundo o instituto, quem tomar a vacina do Butantan estará com a vida salva e com chances mínimas de agravamento da Covid-19.

Ouça a reportagem de André Fazano!

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo