TJ-SP cassa liminar e idosos de 60 a 64 anos pagarão tarifa no transporte intermunicipal

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/01/2021

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, cassou a decisão liminar que suspendeu a cobrança de tarifas de transportes públicos no Estado de São Paulo para passageiros com idades entre 60 e 64 anos.

Com isso, os usuários nesta faixa etária terão que pagar para usar o transporte público, como havia decidido o governo do estado de São Paulo em dezembro de 2020.

O desembargador derrubou a decisão da Justiça de São Paulo que havia suspendido na quinta-feira (7) o decreto publicado em 31 de dezembro pelo governador João Doria (PSDB), a pedido do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, em ação civil pública.

As novas medidas para a concessão de gratuidade no sistema de transporte público da capital paulista e o intermunicipal passarão por um período de transição neste mês e começam a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2021.

Segundo o presidente do TJ-SP, em sua decisão, a liminar cassada afastava “da administração pública seu legítimo juízo discricionário de conveniência e oportunidade de organização dos serviços públicos, o que inclui o transporte”.

O TJ-SP ainda complementa que “a extensão judicial da gratuidade tarifária a um conjunto tão amplo de pessoas pode afetar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, o que gerará despesas sem previsão orçamentária”.

Conforme o Estatuto do Idoso, está mantida a gratuidade nas passagens dos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM para as pessoas acima de 65 anos de idade. Este período de transição foi estabelecido para levar ao conhecimento e adaptação dos cidadãos.

Passageiros com menos de 65 anos que já possuem um cartão do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa deverão providenciar a substituição do seu cartão por um modelo do tipo comum durante o mês de janeiro, pois os cartões com a gratuidade serão cancelados em 1º de fevereiro para quem não completar a idade mínima necessária.

Com informações do Governo de SP

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo