Colapso no Amazonas: estado transfere pacientes por falta de leitos e oxigênio

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/01/2021

À beira de um colapso na saúde, o estado do Amazonas vai transferir pacientes de Covid-19 a outros estados, além de decretar toque de recolher a partir das 19h até às 6h. As medidas foram anunciadas hoje pelo governador Wilson Lima (PSC) e têm como objetivo conter a disseminação do coronavírus no estado.

O primeiro a receber pacientes do Amazonas será o estado de Goiás por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois, será a vez de Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

Os pacientes em estado moderado serão transferidos em aeronaves e os estados de destino foram escolhidos por não terem a rede de saúde pública sobrecarregada.

“O paciente do Amazonas que subir na aeronave terá toda a segurança e assistência, com cobertura de assistentes psicossociais, para que não haja falha nenhuma. Todos [os profissionais] voltados para o paciente, para que ele chegue no destino com toda segurança e acolhimento que nosso doente tem que ter”, explicou o secretário de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde, coronel Franco Duarte.

A bordo do avião, ainda de acordo com o secretário, estarão duas equipes formadas por médicos e enfermeiros, com 20 profissionais. A escolta dos pacientes será feita pelo Ministério da Defesa, e o retorno ao Amazonas deve ser feito em aeronaves da Gol.

O Estado do Amazonas está tomando algumas providências relacionadas à questão do oxigênio.

“Nós já entramos com uma ação na justiça contra a empresa para garantir que ela abasteça em quantidade suficiente a rede hospitalar para atender nossos irmãos acometidos da Covid-19”, explicou o governador Wilson Lima.

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo