Arcebispo de Sorocaba suspende celebrações presenciais da Igreja Católica
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/03/2021
O arcebispo metropolitano Dom Julio Endi Akamine comunicou nesta quinta-feira (11) a suspensão das celebrações presenciais na Igreja Católica na Arquidiocese de Sorocaba.
A medida vale durante a fase emergencial do Plano São Paulo entre os dias 15 a 30 de março e segue as determinações divulgadas hoje pelo governo paulista sobre a suspensão dos cultos religiosos presenciais.
Segundo Dom Julio, os fiéis podem participar da transmissão da “Missa sem povo” para que possam se recolher em oração na família e se unir espiritualmente à celebração para suplicar a Deus pela Igreja, pelos ministros ordenados, pelos doentes, pelos profissionais da área de saúde e por todos os que sofrem com a atual pandemia.
Ainda segundo o comunicado emitido hoje, as igrejas ficarão abertas para os que desejarem fazer sua oração pessoal, o culto de adoração eucarística e outros sacramentos que não impliquem celebração comunitária.
Todas as atividades religiosas não sacramentais (quermesses, procissões, catequese, curso de batismo e de noivos, encontros e retiros, etc.) estão suspensas até que durem as medidas de restrição feitas pelas autoridades competentes.
Dom Julio Akamine pediu ainda que os fiéis sigam as medidas de prevenção já recomendadas pelas autoridades sanitárias: uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social, vacinação quando estiver disponível.
“Além disso, todos são chamados a assumir responsavelmente um comportamento pessoal que evite a disseminação da doença. Respeite-se, principalmente neste momento de grave perigo, o toque de recolher das 20h às 5h”, finaliza o comunicado do arcebispo de Sorocaba.
Edição – Alessandra Santos