Instituto Butantan anuncia primeira vacina 100% nacional contra a Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/03/2021
Durante coletiva de imprensa na sede do Instituto Butantan, na manhã desta sexta-feira (26), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a criação da Butanvac, uma nova vacina contra a Covid-19, desenvolvida integralmente por cientistas do Instituto.
O diretor do Instituto, Dimas Covas, informou que ainda nesta sexta será feito o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos com voluntários.
“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clinica e iniciar a produção”, disse ele.
O governador João Doria informou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) receberá ainda nesta sexta-feira todas as informações da Butanvac, para que acompanhe o desenvolvimento do imunizante.
De acordo com o governador, a produção da nova vacina será iniciada em maio e o objetivo é, após encerrar os testes, ter 40 milhões de doses da vacina prontas antes do final de 2021.