Com nova variante em Sorocaba, Manga quer cidade com prioridade na vacinação

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/03/2021

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (31) para comentar sobre a identificação de uma caso identificado na cidade da variante sul-africana do coronavírus, com mutações (chamada B1351).

A confirmação foi dada hoje pelo Instituto Butantan, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Após esta informação, o prefeito disse que Sorocaba precisa ser priorizada pelo governo do estado na vacinação contra a Covid-19 já que além desta nova cepa, semelhante à sul-africana, a cidade também tem casos da variante P.1 (de Manaus).

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Ana Paula Diegues Trindade, explicou que na sexta-feira (26) o Instituto Butantan já havia comunicado ao município que havia algo de estranho no exame feito por uma paciente de Sorocaba, que testou positivo para a Covid-19 e por amostragem, o teste foi encaminhado ao sequenciamento genético que detecta os tipos de variantes do vírus.

Ela disse que a paciente, de 34 anos, moradora da Zona Norte de Sorocaba, teve os sintomas no dia 5 de março e o resultado positivo saiu no dia 9. O marido também teve o diagnóstico positivo e o filho de 2 anos, não fez o exame, mas teve os sintomas.

A família agora está sendo acompanhada pela Vigilância Epidemiológica, mas todos passam bem. Os três tiveram sintomas leves, sem nenhum tipo de complicação.

Ninguém teve contato com pessoas que viajaram para a África do Sul. A paciente é dona de cada, o filho não está matriculado em nenhuma escola e o marido estava de férias no período em que contraíram a Covid-19, fatos que reforçam a tese de que a variante foi contraída no município, mas não se sabe como ela chegou até aqui.

O secretário municipal da Saúde, Vinicius Rodrigues, disse que a circulação da nova variante e também da cepa de Manaus explica a mudança abrupta no cenário da pandemia em Sorocaba, nos últimos 30 dias. Neste período, a transmissão da doença cresceu muito, com o registro de casos mais graves e aumento no número de internações e de mortes.

O titular da pasta orienta que as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem sair de casa, nem ir ao trabalho até realizarem o teste. Ele destacou que muitos moradores não têm se isolado quando percebem os sinais da doença e até realizarem o exame contaminaram muitas pessoas e até têm o quadro agravado.

Já o prefeito Rodrigo Manga mais uma vez reforçou o apelo para que os sorocabanos fiquem em casa e só saiam se houver extrema necessidade e anunciou que pode rever o funcionamento das indústrias durante o feriado prolongado de sete dias.

Feriado prolongado e vacinação

O chefe do Executivo disse que já pediu para que a Urbes reveja o número de ônibus circulando pela cidade, porque neste primeiro dia de feriado prolongado o que se viu foram veículos lotados e muita reclamação diante de apenas 40% da frota circulando.

Ele ressaltou que a administração municipal fará uma avaliação diária dia a dia do feriado.

Sobre a compra de vacinas, o prefeito afirmou que a Johnson solicitou que a prefeitura envie mais documentos dentro do processo de negociação para compra de doses. Hoje (31), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial do imunizante do laboratório, que é aplicado em dose única.

Manga também anunciou que na próxima semana, no dia 7 de abril, vai a São Paulo onde tem uma reunião no Instituto Butantan para tratar da compra de doses da Coronavac.

O prefeito disse que os esforços da sua administração estão concentrados em atender aos sorocabanos infectados pelo coronavírus e conseguir ampliar a vacinação na cidade.

Outro anúncio feito durante a coletiva é que a vacinação dos idosos de 68 anos será no próximo sábado (3) e nos dias 5 e 6 de abril haverá a aplicação das doses para as forças de segurança da cidade.

Ouça os detalhes da coletiva!

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo