Operação desarticula fraude de R$ 200 milhões aos cofres paulistas e casal de Sorocaba é preso
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/05/2021
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo participa, nesta quarta-feira (12), da Operação Noteiras, uma força-tarefa com o objetivo de desarticular esquema de sonegação baseado na criação de empresas “fantasmas” e na transferência de mais de R$ 200 milhões em créditos espúrios de ICMS para o Estado de São Paulo. A ação ocorre simultaneamente nos estados de Alagoas e São Paulo.
A força-tarefa conta com a participação de Policiais do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) da Polícia Civil e equipes da Polícia Militar do Estado de São Paulo para apoio e cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão no Estado de São Paulo, nas regiões de Sorocaba, Votorantim, Pilar do Sul, Indaiatuba e Guarulhos – em Alagoas serão cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão.
Um casal foi preso em Sorocaba durante a operação, suspeito de ser o principal responsável pela fraude. Delitos como lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e documental também são objetos da investigação.
Um engenhoso esquema de sonegação arquitetado por um grupo de contribuintes do setor de plástico teria criado “empresas fantasmas” com o propósito de serem somente de fachada.
Equipes da operação Noteiras estão na prefeitura de Sorocaba nesta manhã. Mais informações serão atualizadas no decorrer do dia.