Doria afirma que uso de máscaras segue obrigatório até o fim do ano no estado de SP
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/08/2021
O governador João Doria disse nesta terça-feira (17) que as máscaras devem ser usadas de forma obrigatória até o fim do ano no estado de São Paulo.
“O uso de máscara será continuamente obrigatório até o final desse ano. Mesmo a partir de novembro, quando entraremos em outra etapa de flexibilização. Temos a expectativa de ter a conclusão de todo ciclo vacinal no final do mês de outubro. Mesmo assim, dada a variante delta, os cuidados, os zelos, as máscaras ainda farão parte da nossa indumentária por um tempo um pouquinho maior”, disse Doria.
Ele fez a afirmação no primeiro dia em que as restrições de horário e capacidade para comércios e serviços deixaram de existir.
A partir de hoje, as atividades econômicas podem funcionar com 100% da capacidade.
As feiras corporativas e os eventos sociais e culturais também estão liberados para funcionamento, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários vigentes, como o distanciamento de um metro. Casas noturnas e eventos de grande porte continuam proibidos.
A reabertura destes estabelecimentos está condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.
Já a partir do dia 1º de novembro, quando toda a população adulta do estado deverá estar com o esquema vacinal completo, o governo do Estado de São Paulo permitirá a realização de eventos com público em pé em pista de dança, desde que com controle sanitário e uso de máscara, além da presença de torcidas nos estádios.
Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para estabelecer normas mais rígidas do que as previstas no Plano SP, de acordo com os índices locais de evolução da pandemia.
Foto: Divulgação/Governo de SP