Rio de Janeiro autoriza eventos teste com 5 mil pessoas sem uso de máscara

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/09/2021

A cidade do Rio de Janeiro autorizou a realização de três eventos em outubro, com público de até 5 mil pessoas e sem o uso de máscaras nem distanciamento social. Os participantes deverão apresentar comprovante de vacinação em dia contra a Covid-19 e teste negativo para a doença, realizado pelo menos 48 horas antes do evento.

Dois eventos são ao ar livre, sendo um no Centro e outro no Alto da Boa Vista. O terceiro será em um hotel na zona sul, para 500 pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outros pedidos foram feitos por organizadores e estão em análise pela pasta. “Para serem autorizados, os eventos precisam apresentar protocolo sanitário com testagem e é obrigatória a comprovação vacinal por todos os presentes”, esclarece a SMS.

Esses eventos só poderão ocorrer com todos os participantes devidamente testados e quem der positivo para a Covid-19 não poderá entrar.

Essa liberação ocorre em meio a menor taxa de ocupação de leitos destinados à covid-19 desde o início da pandemia, com 53%. O dado foi divulgado nesta manhã, pelo secretário municipal de Saúde.

De acordo como secretário de Saúde, Daniel Soranz, isto é resultado da imunização dos cariocas. “São evidentes os efeitos da vacinação, com 66% dos adultos totalmente vacinados”, declarou pelas redes sociais.

A realização de eventos teste faz parte da nova fase de flexibilização da capital, iniciada nesta terça (21). Dentre as flexibilizações, também está a autorização de eventos em locais abertos para até 500 pessoas. Além disso, ginásios e estádios de futebol poderão receber o público, desde que se comprove o esquema vacinal completo.

No evento teste ocorrido ontem no Maracanã, o jogo do Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil pela semifinal da Copa Libertadores da América, aproximadamente 1% do público que iria comparecer testou positivo para a Covid-19 e com isso, 180 pessoas não puderam comparecer ao estádio.

Segundo Soranz, esses eventos estimulam as pessoas a se protegerem. “Com os testes, a gente tirou 180 pessoas que poderiam estar transmitindo a Covid-19 e por terem tido testadas foram retiradas do evento, não puderam nem chegar pra retirar o ingresso porque os testes deram positivos. Esses eventos testes também estimulam que as pessoas se testem mais e a pessoa sabendo que tem Covid ela fica atenta pra diminuir a sua própria circulação. Os eventos-teste também estimulam que as pessoas façam mais testes e se protejam”.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Tomas Silva/ Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo