Mais de 98 mil moradores de Sorocaba não retornaram para 2ª dose, diz governo de SP
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/10/2021
O governo do estado de São Paulo divulgou hoje (25) o número de pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso nas cidades paulistas.
A cidade de Sorocaba tem 98.661 faltosos, o que representa 18,8% do total de pessoas vacinadas até agora. O município é o 11º no ranking das 50 cidades paulistas com maior percentual de moradores que ainda não foram aos postos tomar a 2ª dose.
No estado de São Paulo, o balanço de faltosos de segunda dose totaliza 4 milhões de pessoas. Se todas voltassem aos postos, o número de pessoas com esquema vacinal completo saltaria para 34,6 milhões. Isso significaria que cerca de 90% da população teria proteção garantida na campanha, percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideais.
Dos 4 milhões que não compareceram aos postos dentro do prazo, indicado para receber a segunda dose, 2,03 milhões precisam concluir esquemas com Pfizer, que teve prazo antecipado para 21 dias após a primeira dose em SP. Somam ainda 1,05 milhão de Astrazeneca e 920 mil de Coronavac.
Houve queda no balanço total de faltosos em relação ao verificado em semanas anteriores, que chegou a ultrapassar 4,3 milhões.
“É fundamental que todos compareçam aos postos para completar o esquema vacinal. Reduzimos o prazo entre as doses e é muito importante que todos possam olhar sua carteira de vacinação e comparecer ao posto de vacinação mais próximo para tomar a sua vacina. O intervalo da Pfizer entre os adultos caiu para 21 dias e, com isso, poderemos ter a população imunizada com mais agilidade”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
O Governo de SP ampliou a comunicação com a população sobre o intervalo entre as doses, e enviou somente nas últimas semanas mais de 7 milhões de e-mails e SMS alertando sobre a importância da segunda dose e a necessidade da vacinação dentro do prazo.
Levantamento do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra Covid-19 mostra que a estimativa geral de faltosos poderia ser 35% menor se todas as cidades atualizassem a plataforma VaciVida no mesmo dia da aplicação da segunda dose, uma vez que a falta de cadastro em tempo oportuno pelos municípios no sistema impacta na visualização adequada dos dados pelo PEI.
Conforme a Resolução SS 59, que normatiza a atualização dos dados da campanha na plataforma VaciVida, os municípios devem reportar tais dados em até 72 horas.
Com informações do Governo de SP
Foto: Divulgação/ Governo de SP