Vereadores rejeitam comissão para investigar denúncias contra o Saae

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/10/2021

Os vereadores rejeitaram na sessão de hoje (28) da Câmara Municipal de Sorocaba o requerimento de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT), que pedia a abertura de uma comissão especial para apurar denúncias de que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está operando com equipamentos sucateados e despejando esgoto sem tratamento no rio Sorocaba.

A discussão do pedido foi marcada por muito bate-boca e uma grande confusão no plenário, que começou quando o o líder do prefeito na Câmara, vereador João Donizete (PSDB), solicitou que os vereadores votassem contra o requerimento.

A alegação do parlamentar é de que não haveria a necessidade da criação de uma comissão na Casa de Leis, já que o próprio Executivo, por meio da Controladoria Geral do Município, vai investigar as denúncias que foram apresentadas relacionadas à autarquia. O anúncio sobre a apuração foi feito na noite desta quarta-feira (27) pela Prefeitura de Sorocaba.

Após esta fala, a autora do requerimento, vereador Iara Bernardi (PT), foi à tribuna do Legislativo para debater sobre sua propositura, mas foi informada pelo presidente Cláudio Sorocaba (PL), que não haveria tempo para discussão, mas somente para encaminhamento do voto,  fato que irritou a  parlamentar, que também foi defendida pelo  vereador Fernando Dini (MDB).

O clima esquentou ainda mais quando a vereadora, tentando reverter a situação, pediu a retirada de seu requerimento por uma sessão, fato que não foi aceito pelo líder do governo e pelo próprio presidente da Casa.

No final, com a votação no painel, o requerimento acabou sendo rejeitado pela maioria dos parlamentares.

Ouça a reportagem de André Fazano!

https://open.spotify.com/episode/0fCI3ACfCyEqLTKNrdogTH?si=eba69d08e8fa451e

Foto: Reprodução/ Redes Sociais


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo