Prefeito e delegado citam ações para coibir furtos de hidrômetros em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/11/2021
O número de furtos de hidrômetros residenciais em Sorocaba cresceu substancialmente neste ano em Sorocaba.
De janeiro a outubro de 2021, foram 306 ocorrências contra as 147 registradas no ano passado. Na comparação com 2020, a quantidade de medidores de água furtados é 108% maior.
O delegado do 8°DP, Acácio Aparecido Leite, cuja área de atuação é a Zona Norte da cidade, afirma que muitas ocorrências deste tipo foram registradas principalmente em bairros com muitas construções de imóveis.
Nestes locais, nem sempre há portões fechando as obras e com isso, os ladrões conseguem fácil acesso ao equipamento.
O titular do Distrito Policial explica que o hidrômetro é constituído de ferro e cobre, material que é vendido em ferros-velhos pelos autores dos furtos.
O delegado pede que os moradores registrem a ocorrência para que a Polícia Militar direcione seu patrulhamento e a Polícia Civil tenha dados para a investigação.
Além disso, o Dr. Acácio afirma que precisa haver uma mudança na lei municipal que rege o funcionamento dos ferros-velhos, porque estabelecimentos flagrados com peças furtadas são autuados pela fiscalização, mas não podem ser fechados e com isso continuam funcionando.
Posição da Prefeitura de Sorocaba
Durante entrevista nesta quarta-feira (3), ao Jornal da Cruzeiro, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse que a administração municipal já sabe que boa parte dos furtos dos hidrômetros é feita por usuários de drogas.
Manga explicou como a prefeitura tem feito o trabalho para acompanhar os dependentes químicos que vagam pela cidade.
Ele ainda citou que a segurança será reforçada na cidade por meio da Operação Delegada, com o trabalho de policiais militares durante horário de folga, e a implantação de um sistema de videmonitoramento com reconhecimento facial, em várias vias da cidade.
O prefeito destacou que vai discutir, com as forças de segurança da cidade, o aumento da fiscalização contra os furtos de hidrômetros.
Ouça a reportagem de André Fazano!