Sorocaba agenda 3ª dose para profissionais da Saúde e imunossuprimidos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/11/2021
A Secretaria da Saúde de Sorocaba realiza, nesta terça-feira (9), a vacinação da terceira dose ou dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde. A vacinação é agendada e acontecerá em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Somente serão imunizadas pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose ou a dose única da vacina até o dia 12 de outubro e profissionais da Saúde que tomaram a 2ª aplicação ou dose única até o dia 7 de maio.
Para essa dose adicional, é preciso o intervalo mínimo de 28 dias para imunossuprimidos e 180 dias para profissionais da Saúde, conforme orientação do governo do Estado de São Paulo.
Serão disponibilizadas 7.040 vagas para esses públicos, por sistema de agendamento. A vacinação ocorrerá das 8h às 16h, em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Aparecidinha; Barcelona; Cerrado; Escola; Maria do Carmo; Mineirão; Santana; São Bento; Ulisses Guimarães; Vitória Régia e Wanel Ville.
O agendamento on-line já está disponível e pode ser acessado pelo link: www.sorocaba.sp.gov.br/cadastrovacina .
As pessoas imunossuprimidas deverão apresentar documento comprobatório no ato da imunização, além do documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação da segunda dose ou dose única. Para os profissionais da Saúde é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação da segunda dose ou dose única.
Relação de tipos de imunossupressão:
– Imunodeficiência primária grave;
– Quimioterapia para câncer;
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) e uso de drogas imunossupressoras;
– Pessoas com HIV/AIDS;
– Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥14 dias;
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus e 6-mercaptopurina);
– Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe e ustekinumabe);
– Inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe)
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba