Aplicação da 3ª dose em adultos começa no estado de SP nesta quinta (18)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/11/2021
O governo do estado de São Paulo anunciou hoje (17), que a partir de amanhã (18), inicia a aplicação da 3ª dose, contra a Covid-19, nos maiores de 18 anos.
Poderão procurar os postos de saúde as pessoas que tomaram a segunda dose há cinco meses.
A aplicação da terceira dose em adultos foi anunciada ontem (16) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, há 710 mil pessoas aptas no estado de São Paulo para receberem a dose de reforço já a partir de amanhã.
As doses serão as que estarão disponíveis nos postos e podem ser da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca e a coordenadora assegurou que o Estado não sofrerá com escassez de vacinas. “Temos vacinas, sim, e o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar as vacinas para que a gente possa fazer a aplicação para toda a população acima dos 18 anos”, afirmou Regiane.
Já sobre a aplicação da segunda dose da Janssen, o governo paulista informou que não tem em estoque as doses da vacina fabricada pela Johnson & Johnson para iniciar a vacinação de quem havia tomado a dose única.
O Estado de São Paulo aguarda as informações do Ministério da Saúde para informar quando estas doses chegarão ao país.
Entre os idosos e profissionais da saúde, 3,6 milhões já tomaram a terceira dose no estado. O governo ainda aguarda 2,4 milhões de paulistas destes dois públicos que ainda não procuraram os postos de vacinação.
Faltosos
Já em relação à segunda dose, a preocupação da coordenadora do PEI é diminuir o número de faltosos, pricipalmente os adolescentes.
Há 4,9 milhões de pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose da vacina nos 645 municípios do estado: 2,8 milhões de doses da Pfizer; 1,1 milhão de Astrazeneca e 895,1 mil de Coronavac.
De acordo com Regiane de Paula, nos últimos dias 400 mil pessoas, que estavam atrasadas para completar o esquema vacinal, tomaram a segunda dose. O número representa 7,5% dos faltosos no estado.
“É fundamental ressaltar que apenas com o esquema vacinal completo a população estará protegida. Estamos intensificando a comunicação com as prefeituras e com a população buscando conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. O maior número de faltosos está entre os adolescentes que não retornaram aos postos para a vacinação”, alertou Regiane.
Com informações do Governo de SP