Fiocruz adverte que surto de gripe no Rio pode se espalhar pelo país

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/12/2021

O boletim semanal do Observatório InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta quinta-feira (9), informa que foi detectada a presença do vírus influenza A em casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) em crianças e adultos do Rio de Janeiro.

Os dados divulgados são referentes à semana epidemiológica 48, que abrange os dias entre 28 de novembro e 4 de dezembro.

O documento adverte que o surto que acontece principalmente na capital carioca pode migrar para outras cidades brasileiras.

O surto de influenza A na cidade do Rio de Janeiro já provocou a contaminação de cerca de 23 mil pessoas nas últimas semanas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Diante da situação da doença, muitas pessoas procuraram postos de saúde para se imunizar.

Além da procura pela imunização houve aumento de mais de 400% na procura de pacientes por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O surto de Influenza A ocorre em um momento inesperado pelos pesquisadores da saúde: o vírus costuma se disseminar durante o inverno.

No Brasil, houve aumento no número de casos de SRAG em todas as faixas etárias abaixo de 60 anos, mas com prevalência no grupo de crianças a jovens adultos (0-9, 10-19 e 20-29 anos).

“Nas faixas etárias entre 30 e 59 anos, o crescimento é relativamente leve, porém consistente, o que reforça a necessidade de cuidados”, destacou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Na faixa de 0 a 9 anos, o vírus predominante é o sincicial respiratório (VSR), que acompanha a tendência de aumento de SRAG dos últimos boletins. Nas demais idades, o Sars-CoV-2 segue sendo majoritário, exceto no estado do Rio de Janeiro, onde o influenza responde pela maioria dos casos em todas as idades.

Com informações do Portal R7

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo