‘Movimentos das Cidades’ vai premiar projetos que solucionem desafios de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/12/2021
O prêmio ‘Os movimentos das Cidades’ vai prestar consultoria e dar R$ 10 mil para a iniciativa que apresentar um projeto com soluções para os desafios locais. A iniciativa é da agência Virtù, em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP), e apoio do Grupo CCR.
A premiação conta com conteúdo multimídia, com podcasts, infográficos e vídeos apresentados pelo jornalista Marcelo Tas, para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Sorocaba, Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.
O estudo feito para este prêmio revelou que Sorocaba é uma das cidades mais desenvolvidas do país, embora tenha desafios a superar. Um dos maiores problemas da população sorocabana, apresentado no estudo, é a recuperação completa do Rio Sorocaba, que ainda recebe muitos dejetos industriais.
De acordo com o levantamento, não é uma tarefa fácil e rápida, mas existem bons exemplos para trilhar essa estrada, como a restauração da mata ciliar do rio, para recuperar, no longo prazo, a qualidade da água e a volta de espécies nativas. A pesquisa do CLP atesta o esforço: Sorocaba conseguiu, há cinco anos, atingir 100% por cento do esgoto residencial tratado.
No quesito serviços à sociedade, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (2020), a rede de saúde é um dos calcanhares de Aquiles dos sorocabanos. O levantamento mostra que só metade da população consegue ter acesso ao serviço básico do SUS, e ainda precisa conviver com postos de saúde e hospitais lotados com frequência.
Esses e outros desafios podem ser temas para o projeto a ser inscrito no prêmio. Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por Marcelo Tas e integrantes da Rede de Lideranças do CLP.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!