Manga fará anúncio sobre crise hídrica em Sorocaba, nesta quinta-feira (16)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/12/2021

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) prepara para amanhã (16) uma coletiva de imprensa para fazer um anúncio a respeito da crise hídrica em Sorocaba.

A entrevista será concedida aos jornalistas da cidade, às 12h, no Paço Municipal.

A divulgação desta agenda acontece um dia depois do nível da represa de Itupararanga chegar aos 18,96%, o mais baixo em 96 anos.

Na segunda-feira (13), um dia antes, o índice era de 19,03%. Segundo a Votorantim Energia, responsável pela gestão do manancial, o menor nível ocorreu em 1925.

O baixo volume de água na represa já prejudica a agricultura e atividades como esportes náuticos. Em alguns locais, a procura pelos esportes náuticos caiu em torno de 50% na comparação com o mesmo período do ano passado. Agricultores na divisa entre Sorocaba e Piedade, que possuem chácaras e sítios próximos a represa também sofrem as consequências da falta de água. Em várias propriedades até os poços artesianos estão secos.

Mesmo com a grave situação em Itupararanga e a falta de chuvas volumosas, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vem afirmando nos últimos meses que tem conseguido captar o volume de água necessário para o abastecimento em Sorocaba e monitora diariamente o nível dos mananciais.

Durante entrevista na manhã desta quarta-feira (15), ao Jornal da Cruzeiro, o prefeito Rodrigo Manga disse que a situação da represa está bastante crítica e que a prefeitura espera que as chuvas previstas para este mês de dezembro ainda caiam na cidade.

Ele adiantou que se mais uma vez chover pouco, abaixo das estimativas, a cidade pode iniciar um rodízio no abastecimento de água a partir de março de 2022.

Manga afirmou que na entrevista coletiva de amanhã ele vai explicar toda a estratégia pensada pela prefeitura caso as chuvas não se confirmem e sobre o possível rodízio.

Alguns municípios da região, como Araçoiaba da Serra, Salto e Itu já adotam o racionamento de água diante do período de seca prolongado.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul e Secom Sorocaba

Foto: Fábio Rogério/ JCS


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo