Câmara de Sorocaba aprova criação de 191 cargos públicos na prefeitura
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/12/2021
Os vereadores de Sorocaba aprovaram, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei, de autoria do Executivo, que cria 191 cargos na prefeitura.
A matéria recebeu 13 votos favoráveis e seis contrários, após ser debatida e votada nas sessões extraordinárias desta terça-feira (21).
O projeto cria 191 cargos e 81 deles serão de livre nomeação, para pessoas que não prestaram o concurso público e vão receber cerca de R$ 11 mil por mês como diretores de área.
Mais 110 cargos gratificados serão destinados para funcionários concursados que vão ocupar assessorias de planejamento, jurídica, coordenadores, gerentes e supervisores de projetos. O impacto financeiro está previsto em quase R$ 13 milhões por ano.
A proposta também prevê a reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura de Sorocaba em um total de 79 artigos, seis anexos e 122 páginas.
De acordo com o Executivo, “a prefeitura modernizou sua estrutura ao optar por basear o projeto em funções gratificadas”, sendo ainda que “a nova estrutura busca valorizar o conhecimento dos servidores de carreira”.
Entre as diversas mudanças, a proposta cria a Coordenadoria de Tratamento de Dados Pessoais do Município, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e adequa a estrutura da Secretaria de Administração às exigências da nova lei de licitações. Já a Secretaria da Fazenda passa a contar com a Coordenadoria de Planejamento Orçamentário.
Veja como votaram os vereadores:
A favor: Cícero João (PTB); Cristiano Passos (Republicanos); Dylan Dantas (PSC); Fábio Simoa (Republicanos); Fausto Peres (Podemos); Fernando Dini (MDB); João Donizeti (PSDB); Luis Santos (Republicanos); Rodrigo do Treviso (PSL); Salatiel Hergesel (PDT); Silvano Júnior (Republicanos); Vinícius Aith (PRTB); e Vitão do Cachorrão (Republicanos).
Contra: Ítalo Moreira (PSC); Fernanda Garcia (Psol); Francisco França (PT); Péricles Régis (MDB); Iara Bernardi (PT) e Hélio Brasileiro (PSDB).
O repórter André Fazano conversou com alguns vereadores que expressaram suas opiniões sobre a criação de 191 cargos.
Ouça!
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Foto: Fábio Rogério/ JCS