Novo diretor do Saae Sorocaba nega que veio com missão de privatizar autarquia
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/01/2022
O novo diretor-geral do Saae Sorocaba, Tiago Suckow da Silva Camargo Guimarães, pela primeira vez concedeu uma entrevista desde que foi nomeado pelo prefeito Rodrigo Manga para o cargo, na última sexta-feira (14), mesmo dia em que o ex-diretor Ronald Pereira da Silva foi exonerado.
Em entrevista exclusiva ao Jornal das 5 desta terça-feira (18), o engenheiro sanitarista e ambiental esclareceu várias questões que foram levantadas pelos vereadores e pela população após o anúncio de seu nome.
Sobre a privatização da autarquia, Tiago Suckow negou que a sua chegada foi programada para esta missão e que este modelo de gestão não está nas diretrizes do governo municipal para o Saae.
Ele afirma que defende este sistema de privatização para cidades pequenas, que têm poucos recursos para implantar o abastecimento de água e o tratamento de esgoto.
Para o novo diretor, o Saae tem estrutura técnica para melhorar a qualidade do serviço com recursos próprios e tem equipe capacitada e por isso a privatização não é necessária, na sua opinião.
Indicação
O entrevistado também negou que houve um acordo político para que assumisse o cargo. Ele afirma não tem ligação com nenhum nome do meio e sempre teve atuação técnica.
Suckow revelou, que na fase da campanha eleitoral do prefeito Rodrigo Manga, recebeu um convite dele para participar da elaboração das diretrizes do Saae para o seu governo, com ações para o abastecimento de água e a questão do esgoto em Sorocaba.
Ele afirma que deu suporte ao então candidato Manga nestas questões da área de saneamento e preparou programas e diretrizes para a cidade, e que depois da eleição não foi convidado para assumir a direção do Saae.
Depois disso, em 2021, Suckow seguiu seu trabalho no projeto de despoluição do Rio Pinheiros na capital paulista.
Convite do prefeito
O novo diretor-geral do Saae explicou que final do ano passado, logo depois do Natal, o prefeito Manga fez contato com ele e disse que precisava de alguém com enfoque técnico que pudesse desenvolver os projetos planejados.
Ele afirma que ficou assustado com o tamanho do desafio e indeciso porque estava com um projeto de grande importância, mas disse que resolveu aceitar o convite.
Sorocabano
Tiago Suckow estudou em Taubaté e trabalhou anos em São Paulo, mas mora há 10 anos em Sorocaba porque a família de sua esposa é daqui. Inclusive o seu segundo filho é sorocabano.
Na entrevista, ele detalhou toda a sua carreira após se formar como engenheiro sanitarista e ter passado por empresas de consultoria e multinacionais, desenvolvendo projetos na área de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
Prioridades
Récem chegado ao Saae, Suckow afirma que está se inteirando de tudo que está em andamento, principalmente o rodízio de água.
Ele afirma que esta é a prioridade do trabalho neste momento. Outro projetos são preparados como resolver pontos de alagamento, além de diminuir o índice de perdas no fornecimento de água, que ainda é expressivo na cidade.
A ideia é seguir as diretrizes já estabelecidas pelo governo Manga e aplicar mais tecnologia para resolver os problemas da área.
Ouça a entrevista completa, concedida ao repórter Caio Rossini!