MP é acionado para apurar irregularidades em escolas antes da volta às aulas
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/02/2022
A vereadora Iara Bernardi (PT) acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo para que seja feita a apuração de irregularidades apontadas durante visita realizada pela parlamentar na última terça-feira (1º) na Escola Municipal “Professora Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, em Sorocaba.
De acordo com Iara, a situação da unidade escolar é extremamente preocupante e não há condições dos aproximados 1.300 alunos retornarem às aulas na próxima segunda-feira (7), para o início do ano letivo da rede municipal de ensino, falta de ventiladores, que foram furtados e não foram repostos, brinquedos não adequados para as crianças, cheios de rebarba, perigosos e sem nenhuma segurança, entre outros problemas.
Para a vereadora é necessário averiguar a situação de todas as unidades escolares para que ocorra o retorno seguro ao ano letivo e segundo ela, pelo menos 60 escolas precisam de reparos.
O Jornalismo da Cruzeiro FM questionou a Secretaria de Comunicação sobre os problemas apontados pela parlamentar e a pasta enviou a seguinte nota:
“Quando a atual gestão da Secretaria da Educação assumiu a pasta com um único contrato de manutenção em vias de término e muitos desafios pela frente, deixados sem resolver há anos pelas administrações anteriores, foi rapidamente elaborado um novo contrato emergencial, que possibilitou a conclusão dos reparos prioritários em todas as escolas que precisavam.
Foram feitas pinturas, reposições de parte das fiações elétricas, trocas de mobiliário, substituições de lousas, entre outros consertos e melhorias. Dentre elas, também foi contemplada a E.M. “Professora Inês Rodrigues Cesarotti”, possibilitando o atendimento dos estudantes no ano letivo de 2021.
A Sedu informa que uma equipe de manutenção já foi enviada à escola, nesta quarta-feira (2), para realizar os reparos necessários, bem como o restabelecimento de parte da rede elétrica da unidade que foi afetada em função das fortes chuvas dos últimos dias.
O retorno presencial dos estudantes não será afetado. Quanto aos brinquedos inclusivos, a Sedu informa que equipe técnica da empresa responsável pela instalação e montagem já está vistoriando novamente o equipamento no local, para fazer todos os ajustes que, por ventura, se façam necessários”, encerra a nota.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!