Doria afirma que SP aplicará 4ª dose contra Covid, mas não fixa prazo
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/02/2022
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje (09) que o estado irá aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19 em toda a população, “independentemente de recomendação do Ministério da Saúde”, mas não deu prazo para a aplicação.
O anúncio da quarta dose foi feito inicialmente em entrevista à uma rádio na capital paulista. Mais tarde, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, ele disse que ainda não existe um novo cronograma para a aplicação.
O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que ainda será elaborada a estratégia para mais uma dose de reforço e que ainda será definido o público que vai receber a 4ª dose de forma preferencial, além de qual imunizante será usado.
Inclusive, o titular da pasta prefere nomear esta dose como de reforço, porque a vacinação contra a Covid será anual, como já ocorre com a imunização contra a gripe.
Ele lembrou que desde dezembro o estado de São Paulo já aplica esta dose de reforço às pessoas imunossuprimidas e que neste momento o foco é atrair os paulistas para atualizar o esquema vacina contra a Covid-19, com a segunda e terceira dose que estão em atraso.
Hoje, o estado hoje cerca de 10 milhões de pessoas, entre todos os públicos, que já podem receber a terceira dose.
Com relação aos atrasados com a segunda dose, são 2,1 milhões de pessoas que ainda precisam completar seu esquema vacinal. Neste grupo, cerca de 1,1 milhões de pessoas têm entre 12 e 29 anos de idade.
Desde novembro, por meio do resultado da campanha de vacinação da pasta estadual, houve redução de 50% do número de faltosos em segunda dose.
Com informações do Governo de SP
Foto: Divulgação/ Governo de SP