Detran-SP passa a exigir biometria facial dos alunos nas provas teóricas da CNH

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/02/2022

A partir da próxima segunda-feira (14), os alunos que realizarem as provas teóricas para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou os motoristas que fazem o exame, após a reciclagem, deverão obrigatoriamente validar as duas biometrias: tanto a digital quanto a facial.

Até o momento, era solicitada somente a biometria digital e, caso não houvesse o reconhecimento, a biometria do rosto era realizada.

A medida é aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para deixar o procedimento cada vez mais seguro e confiável.

A autarquia atualizou o sistema no processo de aplicação das provas teóricas e de reciclagem nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), no momento da identificação do candidato ou condutor.

A atualização foi implementada no sistema e-CNHsp, ferramenta utilizada por todos os parceiros responsáveis pelos processos de habilitação de condutores – como médicos, psicólogos, diretores e instrutores de autoescolas.

O cidadão deverá validar duplamente a biometria no momento da abertura e da conclusão do exame teórico ou de reciclagem.

“Um dos principais objetivos do Detran.SP é levar aos cidadãos ferramentas tecnológicas que facilitem suas vidas e que ofereçam benefícios cada vez mais transparentes. A dupla autenticidade biométrica traz mais segurança para todos os envolvidos no processo de habilitação e dispõe de uma importante ferramenta contra irregularidades na obtenção do documento”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.

O Detran.SP informou da obrigatoriedade aos parceiros e reforçou a importância que os cidadãos sejam avisados antecipadamente da necessidade de autenticação por biometria digital, principalmente para casos de exame de reciclagem do condutor suspenso ou baixa preventiva de pontuação.

Com informações do Detran-SP

Foto: Divulgação/ Detran-SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo