Conselho de Ética recebe 12 pedidos de cassação do mandato de Arthur do Val

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/03/2022

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), que é presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), confirmou que já recebeu nove representações individuais de deputados e três coletivas, que pedem a cassação do deputado Arthur do Val (Podemos). Ela concedeu entrevista ao Jornal das 5 desta segunda-feira (07).

No total, 38 deputados assinam os pedidos após o parlamentar dar declarações sexistas contra as ucranianas, em áudios vazados, depois do deputado visitar a Ucrânia.

Maria Lúcia explica que vai seguir os prazos regimentais, mas a ideia é dar agilidade para que uma resposta possa ser dada à sociedade.

A primeira reunião do Conselho de Ética está marcada para esta quarta-feira (09), às 10h, para iniciar a análise dos pedidos.

A deputada afirmou, durante entrevista ao Jornal das 5, que as representações protocoladas já foram encaminhados hoje mesmo aos demais membros do colegiado e ao próprio deputado Arthur do Val.

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) é presidente do Conselho de Ética da Alesp

Ela repudiou a fala sexista e discriminatória do parlamentar e disse que as declarações são ainda mais graves pelo momento no qual a Ucrânia passa, e que uma ação humanitária “não contempla esta incontinência verbal”.

As representações contra Arthur do Val devem tramitar no Conselho de Ética por um período entre 30 e 40 dias. Ao final do processo, o deputado pode ser absolvido, advertido ou até mesmo perder o mandato de forma temporária ou definitiva. A perda de mandato, seja temporária ou permanente, precisará ser votada em plenário.

Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo