Especialista explica sobre ‘revisão da vida toda’ do INSS, analisada pelo STF
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/03/2022
O julgamento da ‘revisão da vida toda’ do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava com um placar de 6 a 5 a favor dos aposentados no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), mas será reiniciado no plenário físico.
O ministro Nunes Marques pediu destaque do plenário virtual, quando o placar estava 6 a 5 a favor dos aposentados.
Quando um ministro pede destaque, isso significa que o julgamento será retirado do ambiente virtual e vai para o plenário físico.
Nesses casos, previstos no Regimento Interno do Supremo, o julgamento recomeça do zero. É diferente de quando o ministro pede vista. Nesse caso, o julgamento é interrompido e continua de onde parou.
A chamada ‘revisão da vida toda’ trata-se de um novo cálculo da média mensal, que vai considerar todos os salários do trabalhador, incluindo os anteriores a julho de 1994, feitos em outras moedas, como o cruzeiro real e o cruzeiro.
Caso o STF reconheça o recurso, a revisão poderia ser pedida pelos trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS antes de 1994 e que se aposentaram depois de 1999.
A gestora financeira e especialista em cálculos periciais, Luciana Reis, explica os detalhes desta revisão.
Ela também detalha o novo método de refinanciamento do FIES para estudantes com pagamento em atraso, que pode reduzir em até 92% os juros e multas.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!