Sorocabana relata fuga da Ucrânia e apreensão com o marido que ficou no país
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/03/2022
A bióloga sorocabana Vanessa Rodrigues Granovskaya relatou hoje (18) as suas primeiras impressões sobre a invasão russa na Ucrânia até a fuga do país e chegada ao Brasil, no dia 10 de março.
Ela morava na capital Kiev desde 2019 com seu marido, Vladimir Granovski, que nasceu na Rússia e veio morar muito jovem no Brasil.
Vanessa disse que seus amigos ucranianos foram pegos de surpresa e eles não acreditavam que o conflito iria começar.
A expectativa de todos era que os ataques ficassem restritos na fronteira com a Rússia, mas no dia 24 de fevereiro quando foi registrado o primeiro bombardeio, os moradores entraram em pânico, conta Vanessa.
Muitas explosões eram ouvidas e ela e o marido conseguiram chegar à cidade de Lviv, na fronteira com a Polônia, no dia 29 de fevereiro.
Ele ficou no país para ajudar a empresa que os dois trabalham a tentar salvar equipamentos caros, que foram adquiridos há pouco tempo.
A sorocabana está grávida de três meses e ficou conhecida nacionalmente por pedir que o governo brasileiro autorizasse o embarque do seu cachorro Thor no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez o resgate dos brasileiros que fugiram para a Polônia.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!