Sistema Rápido Rural atende mais duas regiões a partir de segunda-feira
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/07/2022
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, anunciou a ampliação do Sistema Rápido Rural no transporte público do município. A partir de segunda-feira (18), os moradores da região dos bairros Ipanema das Pedras, na Zona Oeste da cidade, e Caguassu, na Zona Norte, também contarão com o serviço, que opera desde abril e já atende aos bairros Genebra e Inhaíba.
A iniciativa consiste em ônibus com layout diferenciado e equipados com pneus especiais para trafegar na terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais do município, fazendo a ligação com pontos de conexão, para acesso a outras linhas regulares e com itinerário ligando à região central da cidade.
Tanto no bairro Ipanema das Pedras, como no Caguassu, um ato foi realizado nesta sexta-feira (15), para comunicar as respectivas comunidades sobre a novidade. “Esse sistema é uma ação inédita da cidade de Sorocaba, uma inovação criada pela atual Administração Municipal e que tem dado resultado muito positivo. Operam com eficiência em estradas rurais do município, faça chuva ou faça sol. Faz parte de uma revolução que temos realizado no transporte público”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, presente em ambos os eventos.
Novas Linhas “Rápido Rural”
Com a implantação do sistema “Rápido Rural”, a linha 44 – Novo Mundo será a principal responsável pela ligação entre o Terminal Santo Antônio (TSA) e a Área de Conexão do Jardim Novo Mundo. Esse ponto foi montado na Rua Padre Luiz Scrosoppi, nº 55, para operar como um Miniterminal. O local será revitalizado, com a substituição do abrigo por outro mais moderno e confortável. Outro ponto de conexão será na Rua Laura Maiello Kook, nº 300, onde também estão sendo executadas adequações para a instalação do novo abrigo, no padrão moderno, com fundo em vidro e iluminação fotovoltaica.
Atualmente, a linha Ipanema das Pedras atende a empreendimentos na região, além de propriedades rurais e empresas nessa área da cidade. Ela será transformada em A67 – Ipanema das Pedras e percorrerá apenas essa região, a partir do Jardim Novo Mundo, como linha alimentadora. A medida ampliará de 19 para 36 viagens diárias, reduzindo de 120 para 60 minutos o intervalo entre elas, com aumento de 17 viagens/dia. Aos sábados/domingos, a redução no intervalo entre viagens será de 120 para 80 minutos, com aumento de oito viagens/dia.
Já, a linha 44 – Novo Mundo, que fará ligação dos bairros Ipanema da Pedras e Novo Mundo com o TSA (Terminal Santo Antônio), terá programação mantida e aumento de aproximadamente 200 viagens/mês, com saídas a cada 21 minutos, no pico de movimento, e 30 no entrepico. Aos sábados e domingos, haverá inclusão de um veículo e o intervalo será reduzido de 88 para 40 minutos.
“Tudo aqui era um bairro esquecido. A melhoria no transporte público é uma luta de anos e esse novo sistema vai melhorar muito para a comunidade. O próximo passo é conseguir a pavimentação da Estrada ‘Ferroviário João de Oliveira’”, disse Gilberto Garcia, 40 anos, morador de Ipanema das pedras desde 2014. “Essa pavimentação já está nos planos da Prefeitura e os trâmites já avançam”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.
Em contrapartida, a linha A69 – Caguassu já opera como alimentadora do sistema BRT, via corredor Ipanema, ligando o bairro ao Terminal São Bento (TSB). Essa linha receberá o incremento de um veículo preparado, com pneus especiais, e haverá ajustes na programação horária. Serão criados três novos horários, em dias úteis. Os horários de saídas do bairro, rumo ao TSB, ocorrem das 5h às 22h15, sendo 18 por dia, ao todo, e outras 17, das 5h30 às 21h45, no sentido do TSB ao bairro. Com isso, essa linha passará a dispor de 66 viagens, ao mês.
As informações são da Prefeitura de Sorocaba