Copa equilibrada tem apenas um classificado depois de 28 jogos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/11/2022

O equilíbrio tem sido a tônica da Copa do Mundo até agora. Faltando apenas um dia para o fim da segunda fase do Mundial, apenas uma seleção conseguiu a classificação antecipada para as oitavas de final.

A França foi a única equipe que venceu os seus dois primeiros jogos no Catar. Assim, os atuais campeões do mundo vão entrar em campo na última rodada já classificados para a próxima fase.

Brasil e Portugal, que jogam nesta segunda-feira (28), também podem se classificar com antecedência. Para isso, precisam vencer Suíça e Uruguai, respectivamente. Qualquer outro resultado leva a disputa também para a última rodada.

Esse equilíbrio acontece após os tropeços de algumas seleções que eram consideradas favoritas. Neste domingo (27), duas equipes que tinham a vaga antecipada nas mãos deixaram a classificação escapar.

O Japão, que surpreendeu a Alemanha na estreia do Grupo F, perdeu para a Costa Rica, que havia sido goleada pela Espanha na primeira partida. Com o empate entre alemães e espanhóis no último jogo do dia, o Japão teria se classificado se tivesse vencido. Agora precisa bater a Espanha na última rodada para ter uma chance real para avançar.

A Bélgica também deixou a vaga antecipada na próxima fase escapar ao perder para Marrocos por 2 a 0. Com isso, os belgas caíram para o terceiro lugar do grupo e vão precisar vencer os croatas na última rodada para não serem eliminados.

Holanda e Inglaterra, apontadas como favoritas dos seus grupos, empataram após vencerem na estreia. Os holandeses ficaram no 1 a 1 com o Equador, enquanto os ingleses não saíram do 0 contra os Estados Unidos.

As vagas das duas seleções, entretanto, estão bem encaminhadas. Apenas uma goleada para o País de Gales a tira a Inglaterra das oitavas de final. Já a Holanda só cai se perder para o frágil Catar e o Equador não ganhar de Senegal, além de ficar em desvantagem no saldo de gols.

Situação um pouco mais complicada está a Argentina, que mesmo com a vitória diante do México por 2 a 0 precisa ganhar da Polônia na última partida para não depender de um tropeço da Arábia Saudita no outro jogo do grupo.

Com informações do Portal R7.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo