Copa equilibrada tem apenas um classificado depois de 28 jogos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/11/2022
O equilíbrio tem sido a tônica da Copa do Mundo até agora. Faltando apenas um dia para o fim da segunda fase do Mundial, apenas uma seleção conseguiu a classificação antecipada para as oitavas de final.
A França foi a única equipe que venceu os seus dois primeiros jogos no Catar. Assim, os atuais campeões do mundo vão entrar em campo na última rodada já classificados para a próxima fase.
Brasil e Portugal, que jogam nesta segunda-feira (28), também podem se classificar com antecedência. Para isso, precisam vencer Suíça e Uruguai, respectivamente. Qualquer outro resultado leva a disputa também para a última rodada.
Esse equilíbrio acontece após os tropeços de algumas seleções que eram consideradas favoritas. Neste domingo (27), duas equipes que tinham a vaga antecipada nas mãos deixaram a classificação escapar.
O Japão, que surpreendeu a Alemanha na estreia do Grupo F, perdeu para a Costa Rica, que havia sido goleada pela Espanha na primeira partida. Com o empate entre alemães e espanhóis no último jogo do dia, o Japão teria se classificado se tivesse vencido. Agora precisa bater a Espanha na última rodada para ter uma chance real para avançar.
A Bélgica também deixou a vaga antecipada na próxima fase escapar ao perder para Marrocos por 2 a 0. Com isso, os belgas caíram para o terceiro lugar do grupo e vão precisar vencer os croatas na última rodada para não serem eliminados.
Holanda e Inglaterra, apontadas como favoritas dos seus grupos, empataram após vencerem na estreia. Os holandeses ficaram no 1 a 1 com o Equador, enquanto os ingleses não saíram do 0 contra os Estados Unidos.
As vagas das duas seleções, entretanto, estão bem encaminhadas. Apenas uma goleada para o País de Gales a tira a Inglaterra das oitavas de final. Já a Holanda só cai se perder para o frágil Catar e o Equador não ganhar de Senegal, além de ficar em desvantagem no saldo de gols.
Situação um pouco mais complicada está a Argentina, que mesmo com a vitória diante do México por 2 a 0 precisa ganhar da Polônia na última partida para não depender de um tropeço da Arábia Saudita no outro jogo do grupo.
Com informações do Portal R7.