Forças de Segurança de Sorocaba intensificam ações conjuntas no combate à criminalidade
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/06/2023
As Forças de Segurança Pública de Sorocaba estão intensificando suas ações conjuntas para combater a criminalidade na cidade e região, garantindo uma resposta mais eficaz ao cidadão. O trabalho integrado, aliado ao uso da tecnologia e inteligência, tem sido o grande diferencial nesse esforço, resultando em excelentes indicadores nos últimos meses e contribuindo para uma maior qualidade de vida da população.
POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar de Sorocaba, por meio do Sétimo Batalhão do Interior “Cel Pedro Dias de Campos”, realizou o policiamento além de operações para fortalecer a sensação de segurança e combater o crime em todas as modalidades. Os resultados obtidos em junho de 2023 são: 14.144 pessoas foram submetidas a busca pessoal, 4.897 condutores fiscalizados e 36,878 Kg de entorpecentes foram apreendidos.
Foram 24,423 Kg de maconha, 11,252 Kg de cocaína, 1,126 Kg de Crack, e 0,077 Kg de drogas diversas. Além disso, 61 veículos foram recuperados, 35 armas brancas e 5 armas de fogo foram apreendidas, 42 pessoas foram presas em flagrante e 44 procurados pela Justiça foram capturados.
Foram 48 flagrantes, sendo 04 roubos de veículos, 02 roubos, 01 roubo a residência, 05 portes de arma de fogo, 08 furtos de veículos, 07 receptação de veículos, 04 flagrantes de violência doméstica, 11 flagrantes de tráfico de drogas, 01 embriaguez ao volante, 01 flagrante de importunação sexual, e 01 flagrante de injúria racial. Totalizando 42 infratores detidos.
POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil de Sorocaba também tem se destacado no combate ao crime, realizando operações planejadas e utilizando trabalho diferenciado de inteligência. Durante o mês de junho, mais de 20 ações coordenadas foram executadas, trazendo mais tranquilidade à população. A Polícia Civil cumpriu diversos mandados de prisão e busca e apreensão, esclareceu dezenas de crimes, apreendeu drogas e armas de fogo, além de recuperar veículos e objetos de valor. Ao todo, 55 pessoas foram presas, enfraquecendo as atividades ilícitas na região.
Dentre as ações destacadas está o trabalho dos policiais civis do 3º DP, que prenderam um homem acusado de furto qualificado no bairro Campolim, e do 2º DP, que capturou um dos principais distribuidores de drogas em vários bairros de Sorocaba. Também houve uma ação conjunta entre equipes do 6º DP e policiais de Itu, resultando na prisão de dois homens acusados de roubar uma motocicleta de luxo. Além disso, outras prisões relevantes foram realizadas, como a de um técnico de enfermagem acusado de violentar uma senhora de 71 anos, a de um homem que comercializava drogas por meio de um aplicativo de celular e a de uma mulher responsável por aplicar o golpe “Boa Noite Cinderela”.
Esses resultados positivos demonstram o empenho contínuo da Polícia Civil de Sorocaba em reduzir os índices criminais, melhorar a percepção de segurança da população e inibir a prática de crimes, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para todos.
Nesta quarta-feira (28), teve início a operação “Impacto – Limítrofe Integrada”, uma ação conjunta das Polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal de Sorocaba, com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança da sociedade, contando com a participação de mais de 100 policiais distribuídos em mais de 50 viaturas.