Dupla de cientistas recebe Nobel de Medicina por desenvolver vacina contra Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/10/2023
A bioquímica húngara Katalin Karikó e o médico norte-americana Drew Weissman receberam, nesta segunda-feira (2), o prêmio Nobel de Medicina por descobertas que levaram ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.
“Através das suas descobertas inovadoras, que mudaram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para a taxa sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”, disse a Fundação Nobel no momento do anúncio.
O prêmio foi entregue pela Assembleia Nobel da Universidade Médica do Instituto Karolinska, na Suécia, e também vem com 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5 milhões).
A entrega do prêmio de medicina dá início à premiação deste ano e os cinco restantes serão revelados nos próximos dias.
O Nobel, entregue pela primeira vez em 1901, foi criado pelo inventor da dinamite sueco e rico empresário Alfred Nobel, e é atribuído a realizações na ciência, literatura e paz, e nos anos posteriores também à economia.
O rei sueco entregará os prêmios numa cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel, seguida de um luxuoso banquete na Câmara Municipal.
O prêmio de medicina do ano passado foi para o sueco Svante Paabo pela sequenciação do genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais, e pela descoberta de um parente humano até então desconhecido, os denisovanos.
Outros vencedores anteriores incluem Alexander Fleming, que dividiu o prêmio de 1945 pela descoberta da penicilina, e Karl Landsteiner em 1930 pela descoberta dos grupos sanguíneos humanos.
As informações são da CNN Internacional.