Empresária de Sorocaba cria movimento que oferece capacitação gratuita
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/11/2023
Desde muito nova, a empresária Zara Bulgari Carrano teve sua vida marcada por perdas, com o falecimento de sua mãe e de outros familiares próximos entre os 3 e os 13 anos de idade. Vendo-se sozinha ainda nos primeiros anos de vida, sem uma rede de apoio, a jovem órfã passou a ter muitas incertezas sobre o futuro, e a se questionar o motivo de tantas perdas em sequência, que marcaram sua infância.
Sua história marcada por episódios tristes tornou Zara uma jovem corajosa e resiliente, e plantou nela, desde criança, uma “sementinha” com uma imensa vontade de ajudar quem necessita, almejando transformar o mundo através de um projeto social de impacto,e estender a mão a quem precisa de ajuda e está sozinho, como ela já esteve. Mas ela ainda não sabia bem que tipo de projeto poderia criar.
Anos depois, durante a pandemia de Covid-19, em 2020, e já como bem-sucedida empresária no ramo de eventos e gastronomia, a vontade de ajudar o próximo- principalmente os mais vulneráveis- cresceu ainda mais em Zara, e, enquanto todos se resguardavam em suas casas, ela mergulhava em um processo de auto reflexão.
Já morando em Sorocaba, Zara se aproximou de lares de acolhimento de jovens vulneráveis em Sorocaba e Araçoiaba da Serra. Durante as visitas, testemunhou a falta de perspectiva e esperança nos olhos daquelas crianças e jovens, o que tocou profundamente seu coração. “Ali senti que minha missão poderia ir além, e me desafiei a criar um impacto duradouro nas vidas daqueles órfãos, que enfrentavam problemas semelhantes ao que eu mesma já havia enfrentado – como solidão, incerteza, medo do futuro e falta de rede de apoio”, conta Zara.
A inspiração para criar o projeto social com o qual tanto sonhava surgiu durante um jantar na casa de amigos. A frase “você irá transformar vidas através de legítimas capacitações profissionais”, dita pelo anfitrião, impactou Zara e fez com que ela decidisse que esse era o caminho a trilhar. “Era como se todas as peças do quebra-cabeça que eu tentava, há anos, montar, finalmente se encaixassem e passassem a fazer sentido. Naquele momento, o brilho que vi surgir nos meus próprios olhos anunciava o nascimento do movimento de impacto social D11”, comemora.
Zara conversou com o repórter André Fazano. Falou sobre a superação em sua vida e sobre a D11.
Ouça.