Polícia Federal prende passageiros por tráfico de drogas e por tentar enviar criança ao exterior
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/03/2024
A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guraulhos, deteve em ações distintas entre os dias 8 e 10 de março, com a participação da FAB e Receita Federal, onze pessoas e apreendeu 18 quilos de cocaína.
Policiais federais prenderam três passageiros pelo uso de documentos falsos e duas mulheres tentando realizar os procedimentos migratórios com a apresentação de documento de viagem pertencente a terceiros.
Em outro caso, aconteceu a apresentação de uma criança, para realizar viagem desacompanhada dos pais com destino à França. O homem, que inicialmente disse ser tio da menor, não soube informar qual seria o nome da mãe da criança, tampouco a menor sabia o nome do tio.
Na delegacia da PF, o suspeito informou que está no país na condição de refugiado. Em seu desfavor foi instaurado inquérito, baseado no Estatuto da criança e do Adolescente, por auxiliar a efetivação de ato destinado ao envio de criança ao exterior, com inobservância das formalidades legais. A menor foi encaminhada ao Conselho Tutelar.
Foram flagrados ainda outros cinco passageiros com drogas. O destino da droga apreendida, mais de 18 quilos, eram a França, o Catar e Angola. Duas brasileiras, uma detida pela PF e outra pela Receita Federal, que transportavam 4 Kg da droga para a França, receberam liberdade provisória e responderão em liberdade. Uma terceira brasileira, que seguiria para o mesmo destino, foi conduzida ao hospital público em razão de ter ingerido cápsulas contendo a mesma droga.
Numa outra ação que contou a participação de oficiais da FAB, uma mulher, natural de Gana, foi flagrada com onze quilos de cocaína na bagagem. Ela embarcaria para Angola, mas faria conexão posterior para o Moçambique.
Por fim, na noite do domingo (10), policiais federais flagraram um cidadão francês com três quilos de cocaína ocultos em fundos falsos forjados em sua mala de bordo. O homem pretendia viajar para o Catar.