Mega-ataque a QG do Hezbollah em Beirute matou chefe do grupo, diz Israel
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/09/2024
O mega-ataque realizado na noite de sexta-feira (27) por Israel contra o QG do Hezbollah em Beirute matou Hassan Nasrallah, de 64 anos, líder do grupo extremista libanês, afirmou o Exército de Israel neste sábado (28). “Hassan Nasrallah está morto”, declarou um porta-voz do exército, Nadav Shoshani, na rede social X.
O ataque também teria matado Ali Karaki, comandante da frente sul do Hezbollah, e vários outros líderes. As mortes, porém, não foram confirmada pelo Hezbollah, embora uma pessoa próxima ao grupo tenha afirmado à agência de notícias AFP que perdeu o contato com o líder na noite de sexta.
O possível assassinato, em uma ação que botou abaixo seis edifícios com bombas desenhadas para destruir bunkers, é o momento mais dramático em 18 anos de atrito desde que israelenses e o Hezbollah se enfrentaram na mais recente guerra entre os dois.
A operação foi a culminação de dez dias de escalada por parte de Israel, que declarou ter perdido a paciência após quase um ano de ataques fronteiriços. O Hezbollah lançou estimados 9.300 foguetes e mísseis até aqui, como forma de apoiar o Hamas.
O grupo terrorista palestino havia atacado o Estado judeu de forma inédita e bárbara em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas e sequestrando outras 251. Essa crise segue inconclusa, com o Hamas bastante enfraquecido, mas ainda vivo, e com ao menos 64 reféns que Tel Aviv diz estarem vivos.