Governo de SP fará desassoreamento de rio e contenção de encostas em Peruíbe
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/01/2025
O Governo de São Paulo iniciou o envio de equipamentos e equipe para a cidade de Peruíbe, na Baixada Santista para realizar o desassoreamento do Rio Preto. O procedimento, que consiste na retirada de sedimentos no curso d’água, melhora o escoamento das chuvas na cidade e contribui para minimizar o risco de novas enchentes e alagamentos. Duas obras de contenção de encostas na Estrada do Guaraú também serão liberadas.
A estimativa é que as máquinas cheguem à região nesta quarta-feira (15). Uma escavadeira, uma barcaça que será montada no local, uma prancha para transporte e caminhões serão disponibilizados para o procedimento de desassoreamento. A prefeitura de Peruíbe definirá as áreas provisórias para secagem do material e o local para destinação final dos sedimentos retirados.
O desassoreamento do Rio Preto é uma ação importante para melhorar o escoamento. Esse trabalho retira sedimentos como argila, areia e materiais diversos de dentro do rio, o que melhora o fluxo no leito, contribuindo para absorver as chuvas – ou seja, a capacidade de o curso d’água receber o volume trazido por temporais. Já as duas obras de contenção serão realizadas em pontos que sofreram deslizamentos causados pelo grande volume de chuva.
No último final de semana, integrantes da SP Águas já haviam feito uma visita técnica com a equipe do município para planejar ações de apoio no combate a enchentes. No dia 9 deste mês, o volume de chuvas chegou a 290 mm em Peruíbe, mais do que o esperado para o mês inteiro de janeiro. Durante o encontro, foram discutidas formas de o estado auxiliar a prefeitura, assim como a avaliação dos pontos de atuação, da logística de intervenção, dos equipamentos a serem utilizados e das liberações necessárias.