Há 22 dias não chove em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/07/2018
A Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança (Sesdec), da Prefeitura de Sorocaba informa que o município completou nesta quinta-feira (5), 22 dias de estiagem.
Em junho foram registrados 36 mm de chuva, volume bem abaixo do esperado. No mesmo mês do ano anterior foram registrados 204 mm de chuva.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reforça o pedido para que a população evite o desperdício de água.
De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, repassadas à Defesa Civil de Sorocaba, a previsão de chuva para o mês de julho também será abaixo da média e deve chegar a 22 mm, quando o esperado seria 55,7mm.
Este período seco para o mês atual é causado pelos bloqueios atmosféricos, que impedem que sistemas meteorológicos avancem para o Estado.
Recomendações à saúde
De acordo com Lúcio Roberto de Oliveira das Neves, médico e coordenador técnico da Secretaria Municipal da Saúde (Ses), a questão do tempo seco acaba irritando vias respiratórias e até aumentando a sensibilidade dos olhos.
A hidratação em períodos como este é uma das principais recomendações para os munícipes. Tomar bastante água pode ajudar no alívio de irritações na garganta, por exemplo.
O uso de vaporizadores para manter o ambiente úmido também auxilia, principalmente, nas noites de sono.
Na falta de vaporizadores, bacias de água e toalhas úmidas no quarto também são opções, porém, também é necessária a atenção para não atrair mosquitos.
Evitar o desperdício
O Saae-Sorocaba pede mais economia de água à população. “Temos água para abastecer toda a cidade, mas se não chover nos próximos meses, a situação pode se agravar na região do Éden”, explica o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Neste momento está descartado o risco do desabastecimento ou racionamento, mas essa situação pode mudar, caso continue calor durante os dias de inverno e não haja chuva o suficiente.
No dia de hoje, a represa da Castelinho, que armazena a água enviada para a represa do Ferraz, está com 70% da capacidade de armazenamento.
A represa do Ferraz, que abastece a captação da Estação de Tratamento de Água do Éden, está com 40% de sua capacidade.
Com informações da Secom Sorocaba