Só neste ano, a Urbes já trocou 230 placas de trânsito danificadas pelo vandalismo

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/07/2018

Um dos assuntos que tem causado preocupação para a Urbes – Trânsito e Transportes é o vandalismo. São placas de sinalização danificadas, conjuntos semafóricos destruídos, áreas de transferência e terminais de ônibus danificados ou pichados. Atos de vandalismo ao patrimônio público que provoca custos extras e prejuízos para a mobilidade urbana.
Somente este ano 230 placas de sinalização viária foram reinstaladas, fruto de vandalismo ou furto. No caso da sinalização semafórica, neste semestre foram 5 casos de furtos de cabos dos semáforos, deixando-as inoperantes.
Atos de vandalismo também ocorrem nas Áreas de Transferência. Na manhã desta segunda (16) a Área de Transferência da avenida Ipanema amanheceu sem iluminação por sofrer ato de vandalismo com o furto da caixa de disjuntor, deixando a fiação exposta. Os ônibus também são alvos constantes de vândalos.
O presidente da Urbes, Roberto Battaglini, explica que o tempo gasto com a reposição desses materiais prejudica a mobilidade urbana. “O valor gasto com a substituição de placas ou fiação elétrica dos semáforos poderia ser utilizado na melhoria do serviço, destaca Battaglini.
Outro recente caso de vandalismo ocorreu no Integrabike, registrado na quarta-feira (11) na Estação 6 – Ipiranga com a retirada forçada de 6 (seis) bicicletas do Sistema, fato que acabou danificando várias baias e travas. Para evitar atos de furto e vandalismo foram adotadas medidas como a retirada das bicicletas no período da madrugada e reposição no início da manhã em algumas estações.
A Urbes faz um apelo à população e pede que as pessoas ajudem a fiscalizar e a preservar os bens públicos denunciando qualquer atitude suspeita pelos telefones 118 (Urbes – Trânsito e Transportes) ou 153 (Guarda Civil Municipal). Não é necessário se identificar.
Com informações da Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo