Sorocaba reduz 50% dos casos de dengue no primeiro semestre

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/08/2018

Até o mês de junho de 2018, Sorocaba registrou 21 casos de dengue confirmados por exame laboratorial, sendo 18 autóctones e três importados, o que significa redução de 50% em comparação com o primeiro semestre do ano de 2017, que teve 42 casos confirmados.
A redução é ainda maior se comparada com o ano de 2016, quando a cidade registrou 340 confirmações de dengue de janeiro a junho, ou seja, 16,19 vezes mais que no primeiro semestre deste ano.
Para que Sorocaba continue com um número baixo de casos, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, vem realizando inúmeras ações para a prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.
Os trabalhados efetuados são: bloqueio de casos positivos ou suspeitos de arboviroses, nebulização, vistorias de casa em casa, arrastão, avaliação de densidade larvária, pontos estratégicos e imóveis especiais.
O “arrastão” conta com dois caminhões fazendo o trabalho de segunda a sexta-feira por toda cidade.
Durante as atividades de visitação dos imóveis, a Divisão de Zoonoses realiza a coleta e remoção massiva de recipientes que acumulem água parada.
Esse trabalho visa a diminuição da infestação do mosquito através do “sequestro de ovos” fixos às paredes dos recipientes e promove a retirada de criadouros com água ou larvas, além de evitar a presença de materiais passíveis de se tornarem criadouros de mosquito.
Outro fator positivo é a boa aceitação da população que colabora com a retirada imediata dos criadouros, eliminando a área trabalhada dos ovos, larvas e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Com informações da Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo