TRE-SP garante que eleitor vai votar mesmo com digitais não reconhecidas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/09/2018

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o eleitor que fez o cadastro da biometria não deve temer que suas impressões digitais na hora de votar não sejam reconhecidas.
De acordo com o TRE, se isso ocorrer, a pessoa não deixará de votar, mas terá de se identificar pelo método tradicional.
Por essa razão, todos os eleitores, tenham feito ou não o cadastramento biométrico, devem levar à seção de votação um documento original de identificação oficial com foto, a exemplo das carteiras de identidade, funcional, de trabalho e nacional de habilitação.
No Estado de São Paulo, 100 municípios passaram pelo cadastramento obrigatório e, portanto, terão leitor da biometria acoplado à urna eletrônica em todas as seções eleitorais, incluindo Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora.
Em outras vinte e uma cidades, haverá a identificação híbrida, ou seja, as seções de votação terão os equipamentos de leitura dos dados biométricos para identificar parte dos votantes: as pessoas cujas impressões digitais já foram coletadas.
Nos demais municípios, aqueles que já fizeram a biometria permanecem nestas eleições identificando-se da forma tradicional, por meio da apresentação de documento original de identificação oficial, com foto.
Todos os eleitores também poderão usar o aplicativo e-Título que pode ser baixado no smartphone a versão digital do título de eleitor, acessível a todos os cidadãos inscritos no cadastro na Justiça Eleitoral.
O app tem uma vantagem adicional para quem já tem biometria: pode ser utilizado também como documento oficial de identificação.
Isso porque tem a foto do eleitor, captada no momento do cadastramento biométrico.
Dos 33 milhões de eleitores de São Paulo, 14,9 milhões (45%) têm a biometria.
No Brasil, 87 milhões dos 147 milhões de votantes estão com o cadastro atualizado. A meta da Justiça Eleitoral é concluir o cadastramento biométrico em 2022.
Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo