Dise prende quadrilha de tráfico de drogas; chefe do bando dava ordens de dentro da cadeia
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/12/2018
Três mulheres e um homem foram detidos na manhã desta sexta-feira (14) em uma operação realizada pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Sorocaba. As prisões ocorreram em três bairros e mais de 30 quilos de drogas foram apreendidos.
O chefe da quadrilha, segundo a Polícia Civil, comandava o esquema de tráfico de dentro do presídio de Lavínia, na região noroeste do estado. As investigações duraram seis meses e um homem que integrava o grupo criminoso também foi preso há 15 dias transportando 20 quilos de droga na rodovia Castelo Branco, próximo ao pedágio de Itu.
De acordo com os investigadores da Dise, o primeiro mandado de busca e apreensão ocorreu por volta das 6h, em uma chácara no bairro Caputera. No local um casal foi detido. A mulher, de 38 anos, é mãe de sete filhos, inclusive do rapaz detido há 15 dias. Três crianças estavam na casa. Dois meninos, de quatro e sete anos ficaram com parentes e um bebê de seis meses foi levado até a delegacia com a mãe. Segundo as investigações essa mulher era responsável por armazenar toda a droga. O homem preso no mesmo local era um químico que preparava todos os entorpecentes.
Ao todo foram aprendidos mais de 20 quilos de maconha, 12 quilos de cocaína, dois quilos de crack e três quilos de skank. Além disso, também foram apreendidos 11 celulares, cédulas de dinheiro, materiais usados no refino da droga e dois carros.
No Jardim São Paulo outra mulher foi detida. Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam que ela era responsável pelo financiamento e contabilidade da quadrilha. A última detenção foi no Jardim Humberto de Campos. A mulher presa, de acordo com os investigadores, trabalhava de forma semelhante a um profissional de Recursos Humanos, fazendo o contato com os traficantes e negociando os pagamentos.
Os quatro detidos nesta sexta-feira devem passar por audiência de custódia amanhã. Duas mulheres e um homem, porém, já tiveram a prisão temporária decretada. A mulher que é mãe de três menores, entre eles um bebê de colo, aguardará a audiência de custódia para tentar responder em liberdade.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul